Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Saciam sem engordar

Os benefícios das raízes para a dieta

Batata-doce: o grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel - ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.


Inhame: assim como a batata-doce, é um tubérculo com um índice glicêmico (IG) baixo. Outro ponto forte é carregar um fito-hormônio, chamado diosgenina, capaz de reduzir o perfil de gordura corporal. Ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória, deixando o organismo menos resistente à perda de peso.

Mandioca: rica em fibras, que fazem com que o carboidrato vire energia aos poucos.


Outro bom motivo para investir nessas três raízes: elas aumentam os níveis de serotonina - o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder. Só que a mandioca, a batata-doce e o inhame são campeões. Isso porque, além da alta concentração de carboidrato, as fibras (de novo, elas) ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. Com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos negativos do stress - um deles é aumentar a produção do cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga.

Fonte: revista Boa Forma - julho/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário