Total de visualizações de página

domingo, 24 de março de 2013

Por que o treino não funciona?

Quando o objetivo é entrar em forma, ir todo santo dia à academia não é sinônimo de resultado. Alimentação, descanso e outras regras de fitness também contam. Veja se está fazendo a coisa certa para alcançar sua meta.

  1. Embora todo exercício faça bem, o mais eficiente é associar os aeróbicos e os de força para melhorar várias aptidões físicas e emagrecer mais rápido - quanto mais massa muscular, mais rápido fica o metabolismo.
  2. A frequência cardíaca máxima varia de uma pessoa para outra (um jeito de encontrar a sua é subtrair a sua idade de 220) e com o objetivo do treino. No geral, para quem quer emagrecer e melhorar o condicionamento o ideal é ficar entre 60% e 85% do índice máximo.
  3. Acabar suas repetições com facilidade significa que a carga está muito leve e o treino está fazendo pouco efeito. Por outro lado, muito peso pode levar a dores e lesões e até impedir que você complete a aula. Com a carga certa, você consegue fazer sua sessão inteira desafiando os músculos e queimando calorias mesmo em repouso.
  4. Consumir carboidratos antes da ginástica vai garantir energia necessária para a atividade - senão, o organismo é obrigado a retirá-la dos músculos, o que prejudica seu rendimento. Até duas horas após o treino, o melhor é combinar carboidratos e proteínas para recuperar os músculos e repor a energia perdida.
  5. Incluir alimentos saudáveis no cardápio (carboidratos integrais, carnes magras, frutas, verduras e legumes), sem fazer grandes restrições nem cortar calorias, é o melhor para tornar a dieta aliada dos exercícios.
  6. Alongar os músculos antes (com movimentos dinâmicos como agachamentos, polichinelos e rotações de braços e quadris) e depois é o mais indicado para melhorar o desempenho no treino, relaxar o corpo e prevenir lesões.
  7. Na maioria das vezes o melhor é parar de 30 a 45 segundos entre as séries, para que os músculos não entrem em fadiga. Pausas muito longas deixam a temperatura corporal cair e atrapalham a performance.
  8. Deixar os músculos descansarem 48 horas depois de um treino localizado ajuda na recuperação e no ganho de massa. Para não ficar parada, alterne as partes trabalhadas, combinando os pequenos grupos musculares e os grandes em dias diferentes.
Fonte: Revista Boa Forma - março/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário