Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Bolo de cacau sem farinha

Olha eu aqui de novo!

Eu disse que ia postar meu bolo. Mas antes de passar a receita dele, vou passar a da biomassa que tive que fazer para poder fazer este bolo. Quem puder e achar a biomassa para comprar, eu recomendo, pois não é difícil de fazer, mas dá uma trabalheira para limpar o liquidificador.
Vamos lá:

Biomassa

Antes de amadurecer, a banana é considerada um alimento altamente funcional. Nesse estágio, ela concentra amido resistente, que age no organismo da mesma maneira que as fibras. A biomassa , usada como espessante em algumas receitas do cardápio, não altera o sabor dos pratos e acrescenta vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio e magnésio.

Modo de preparo:

Lave bem as bananas com casca, preservando os talos para que fiquem bem fechadinhas. Lembrem-se de que devem estar verdes.
Numa panela de pressão, coloque água até a metade e leve ao fogo. Assim que ferver, adicione as bananas, tampe e deixe cozinhar.
Quando começar a soltar vapor, abaixe o fogo, aguarde 10 minutos e desligue, mas não abra a panela; deixe a pressão se desfazer naturalmente.
Descasque rapidamente (não deixe esfriar, pois endurece) e bata a polpa no liquidificador até formar uma pasta quente. Dura cinco dias na geladeira e três meses no freezer. Use no preparo de receitas e sucos.

Bolo de cacau sem farinha

Ingredientes:

  • 3 col (sopa) de azeite de oliva
  • 5 ovos
  • 1 xíc (chá/250g) de biomassa de banana verde
  • 1/2 xíc (chá) de açúcar demerara ou mascavo
  • 3 col (sopa) de cacau em pó
  • 4 col (sopa) coco ralado
Modo de fazer:

No liquidificador, bata o azeite e os ovos por 3 minutos e passe na peneira. Volte a bater essa mistura com a biomassa, o açúcar e o cacau. Coloque em uma forma de bolo inglês antiaderente e untada e asse em forno pré- aquecido a 180º por 40 minutos.





Daqui a pouco vou experimentar, mas ficou com uma cara boa...

Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário