Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Hidrate-se!

Verão lembra sol, praia e gente saudável. Mas, independente do local ou da situação que você estiver - em casa, de férias ou no escritório - saiba que o seu corpo precisa de muita, mas muita água, para desempenhar suas funções vitais.
A água é tão importante que sem ela o corpo morre em poucos dias.

Afinal, quais as funções da água?

  • Auxilia em diversas reações químicas do organismo;

  • Promove o transporte de nutrientes e gases;
  •  
  • Controla a temperatura corpórea, já que consegue absorver calor, sem provocar grandes alterações de temperatura;

  • Dilui os resíduos do corpo, diminuindo a toxicidade;

  • É constituinte das secreções líquidas do corpo: lágrimas, saliva e sucos gástricos (os quais lubrificam os órgãos);

  • Controla a elasticidade e maciez da pele.

    A proporção de água dos indivíduos é sempre a mesma?

    A quantidade de água dos indivíduos varia de acordo com alguns aspectos: sexo, idade, quantidade de tecido adiposo (gordura corporal) e nível de atividade física. Assim, as mulheres têm menos água, se comparadas com os homens, devido à maior quantidade de tecido adiposo existente nelas, em relação a indivíduos do sexo masculino. Da mesma maneira, a água total do organismo é maior em atletas do que em não atletas e diminui significativamente com a idade.

    A água dos alimentos

    Todos os alimentos contêm água, mas em quantidades diferentes, que variam conforme a natureza dos mesmos. As frutas, verduras e legumes são os alimentos mais ricos em água, juntamente com o leite. Em contraposição, temos os pães, bolos, manteiga, oleaginosas, biscoitos, açúcares e óleos, que possuem baixo teor deste componente.

    Bebidas e poder hidratante

    Evidentemente, a água é o líquido mais recomendado, pois além de ser um nutriente isento de calorias, ela tem poder hidratante total. Outros líquidos, porém, podem ser consumidos no dia a dia: sucos de frutas naturais, chás e água de coco. A última tem a vantagem de repor o potássio, principal mineral eliminado no suor.

    Algumas bebidas, como os refrigerantes, devem ser evitadas principalmente no verão, pois possuem reduzida capacidade de hidratação, devido ao alto teor de gás e açúcar. Assim também as bebidas alcoólicas, por estimularem a perda de água pela urina, devem ser restringidas durante o verão. Os isotônicos, por sua vez, contêm um elevado teor de sais minerais, sendo recomendados para atletas. Além disso, alguns alimentos ricos em sal (enlatados, embutidos, salgadinhos e petiscos) devem ter consumo controlado, pois aumentam a retenção hídrica causando inchaços.

    Como a água é perdida e recuperada? Quanto devo consumir?

    O organismo não possui um dispositivo para armazenamento de água, assim a quantidade perdida diariamente deve ser reposta para manter a saúde e eficiência do organismo. A necessidade de água aumenta com a atividade física e com a elevação da temperatura ambiente. Nessas situações, o corpo transpira mais e, portanto, necessita de maior quantidade de líquidos para repor adequadamente as perdas, evitando a desidratação.

    Indivíduos submetidos a uma atividade física intensa (atletas e maratonistas) em ambiente com temperatura elevada, têm as suas necessidades de água tão aumentadas, que podem chegar a 5 litros por dia, ou seja, 20 copos. Não se desespere! A recomendação de água para "indivíduos comuns", ou seja, os que praticam atividade física leve em ambiente com temperatura normal, é bem menor.

    Para que haja a hidratação adequada de indivíduos comuns, é necessária a ingestão de no mínimo 2 litros de líquidos por dia, que correspondem a oito copos. No verão, a necessidade de água aumenta, sendo requisitado o consumo de 2,5 litros, ou seja, dez copos. É importante que a água consumida seja distribuída durante o dia, preferencialmente fora dos horários das refeições.
    Hidratese

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário