Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Nove dicas para manutenção de peso

No mês de julho/2011 saiu um artigo na revista Men's Health (meu marido assina) que achei interessante e gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas para a manutenção de peso após uma dieta.
  • Pese-se regularmente: uma pesquisa confirmou que pessoas que sobem na balança com frequência são melhores em expulsar peso extra. Porque, por menor que ele seja, descobrem rapidamente. E é mais fácil eliminar gramas do que quilos.
  • Mastigue direito: após levar o garfo à boca, triture os alimentos com os dentes cerca de 15 a 20 vezes antes de engolir. Isso facilita a digestão e deixa a pessoa saciada mais rapidamente.
  • Malhe com orgulho: vença a leseira desafiando-se com orgulho. Fixe uma meta mensal de frequência de treino.
  • Ponha vegetais e proteína magra em toda refeição: vários estudos destacam a importância de comer proteínas com pouca gordura e alimentos frescos para manter o peso. São comidas de poucas calorias que ajudam a controlar o nívle de gordura no sangue e o trabalho intestinal.
  • Reinvente o acompanhamento: outra pesquisa provou que quem mantém o peso após uma dieta tende a comer, na maioria das vezes, o mesmo prato principal variando os acompanhamentos. Um alimento base que aceita diversas combinações incentiva você a ser persistente no menu equilibrado. Não leva você a largar a boa alimentação por marasmo. Um exemplo: frango grelhado pode ser bom com legumes no vapor, com molho de queijo cottage,ou salada de folhas com vinagrete e nozes picada, ou purê de abóbora e cenoura, entre outras combinações.
  • Planeje as compras: a tática só funciona se você também se habituar a fazer lista de compras antes de ir ao mercado. A lista garante que você não deixe os alimentos saudáveis na gôndola e assegura que não opte por fazer um calórico espaguete para comer com a carne. Afinal, é fácil de esquecer de comprar a abóbora, certo? Uma geladeira sem muitas tentações é grande aliada da sua manutenção de peso.
  • Não deixe o estômago na seca: Não pule o lanche entre as refeições. Com ele, estimulamos hormônios anorexigênicos - que reduzem a fome e aumentam gasto energético -  e inibimos os orexigênicos -  que fazem o inverso. Fruta, iogurte, barrinha de cereal são bons lanches.
  • Não se prive:  radicalismo não leva a nada também quando o assunto é manutenção de peso. Mesmo que você seja disciplinada, uma hora não vai aguentar controlar as calorias que ingere. Ceda as tentações de vez em quando. A manutenção de peso funciona melhor assim. Manutenção de peso está ligada, ainda, a bom senso.
  • Escancare a razão do esforço: ponha duas fotos na porta da geladeira; uma de você em forma, outra de uma época em que tinha quilos extras. Assim, vai sempre se lembrar de como não quer voltar a ser.                                                                                                                                                  Acho que essas são ótimas dicas para quem já perdeu peso e também para que está tentando perder. Para vermos que não é um bicho de sete cabeças emagrecer e manter o peso após a tão sonhada conquista.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário